domingo, maio 31, 2009

Pará? O que você foi fazer aí?


...essa é a frase mais ouvida nos últimos meses.
O que vim fazer? Bem, que tal GANHAR DINHEIRO, ser INDEPENDENTE, melhorar ainda mais o CURRÍCULO, conhecer lugares que só ouvimos falar nas aulas de GEOGRAFIA? :)

Alguns se assustam sim, porém minha família e pessoas de mentes mais abertas [lê-se: corajosas] vêem isso como um MAIS passo.

Redenção [aqui no Pará] surgiu da divisão de uma grande região denominada Conceição do Araguaia. Aliás, com essa divisão de Conceição mais de 5 cidades foram criadas.




A cidade, com 51 mil habitantes, está bem no sul do Pará, bem na quina... A 1h de Tocantins, 5h do Mato Grosso. Porém, é mais perto ir pra Goiânia do que pra capital do estado, Belém, deve ser por isso que Goiânia influencia tanto aqui.
Tratamento médico, roupas, cultura, sotaque, gastronomia (???) tudo é praticamente goiano, Goiânia é a capital do sul do Pará :p
Isso inclui a generosidade e hospitalidade goianiense :) As pessoas são bastante solícitas e amigáveis.

Como toda cidade pequena, pode-se fazer muita coisa a pé, porém o calor e o sol não permitem, assim como a falta de transporte público. Assim, me vi obrigada a pedir carona e usar moto-taxi [por mais pavor que eu tivesse...].

O descaso com a cidade é uma coisa que assusta: grandes avenidas com crateras, falta de sinalização...lixeiro??? Não sei se existe, sei que com o calor, o cheiro exalado pelas lixeiras é como se tivesse um rebanho morto há dias!

Dizem as más línguas que o antigo prefeito não gostou de ter perdido a eleição, então demitiu todos os funcionários da limpeza e sumiu com todos os caminhões de lixo AHAHAHHAHA. Porém, já tenho 3 meses aqui e já deu tempo do novo prefeito fazer alguma coisa, creio eu... ;)

Uma particularidade da região... aqui antigamente (???) era considerado Terra de Ninguém, garimpos e extração de mogno reforçavam isso. E como quem vinha pra cá, vinha pra ganhar dinheiro e se dar bem, a lei do mais ARMADO é o que prevalecia. Quando se chega na cidade, percebe que não existe leis de trânsito, é assustador! Milhões de motos, carros, bicicletas, carroças todas juntas, virando, estacionando, freando... sem o menor aviso. Ah! Tem uma lei de proibição do uso de capacete, porque só os marginais usavam para não serem reconhecidos [AHAHAHHAHAHAHAH] é verdade :)

Então, Redenção ainda tem a fama de que "nego atira só pra ver o tombo" ou "terra sem lei"... e muitos ainda mantém esse costume, pacientes com tiro, esposas com machadada na cabeça, todos os tipos de fraturas por acidentes de moto...

Outra coisa, acho que eles competem pra ver quem carrega mais sobre uma moto... já vi motos com 5 pessoas...

Quando chove...
O hospital fica no final da Av. Brasil, pra minha sorte, a 2 minutos da minha casa, porém sem asfalto. E n'um dia que choveu eu fiquei de pé na porta do hospital por quase 15 minutos esperando uma carona pra eu poder atravessar o córrego que havia formado na porta :)

Hospital Regional Público do Araguaia - Redenção, Pará

Eu moro n'um bairro novo, Park dos Buritis, ruas caprichosamente pavimentadas... Inclusive, quando chove, a pontezinha alaga AHAHAHHAHHA.

Aliás, a impressão que tenho é que o coronelismo ainda continua aqui, porque o asfalto do meu bairro termina quando começa o outro bairro, é como se cada bairro tivesse um dono e cada um cuida do seu.

Não tenho fotos da cidade porque ainda não tive coragem de andar com a minha máquina
:)