domingo, maio 31, 2009

Pará? O que você foi fazer aí?


...essa é a frase mais ouvida nos últimos meses.
O que vim fazer? Bem, que tal GANHAR DINHEIRO, ser INDEPENDENTE, melhorar ainda mais o CURRÍCULO, conhecer lugares que só ouvimos falar nas aulas de GEOGRAFIA? :)

Alguns se assustam sim, porém minha família e pessoas de mentes mais abertas [lê-se: corajosas] vêem isso como um MAIS passo.

Redenção [aqui no Pará] surgiu da divisão de uma grande região denominada Conceição do Araguaia. Aliás, com essa divisão de Conceição mais de 5 cidades foram criadas.




A cidade, com 51 mil habitantes, está bem no sul do Pará, bem na quina... A 1h de Tocantins, 5h do Mato Grosso. Porém, é mais perto ir pra Goiânia do que pra capital do estado, Belém, deve ser por isso que Goiânia influencia tanto aqui.
Tratamento médico, roupas, cultura, sotaque, gastronomia (???) tudo é praticamente goiano, Goiânia é a capital do sul do Pará :p
Isso inclui a generosidade e hospitalidade goianiense :) As pessoas são bastante solícitas e amigáveis.

Como toda cidade pequena, pode-se fazer muita coisa a pé, porém o calor e o sol não permitem, assim como a falta de transporte público. Assim, me vi obrigada a pedir carona e usar moto-taxi [por mais pavor que eu tivesse...].

O descaso com a cidade é uma coisa que assusta: grandes avenidas com crateras, falta de sinalização...lixeiro??? Não sei se existe, sei que com o calor, o cheiro exalado pelas lixeiras é como se tivesse um rebanho morto há dias!

Dizem as más línguas que o antigo prefeito não gostou de ter perdido a eleição, então demitiu todos os funcionários da limpeza e sumiu com todos os caminhões de lixo AHAHAHHAHA. Porém, já tenho 3 meses aqui e já deu tempo do novo prefeito fazer alguma coisa, creio eu... ;)

Uma particularidade da região... aqui antigamente (???) era considerado Terra de Ninguém, garimpos e extração de mogno reforçavam isso. E como quem vinha pra cá, vinha pra ganhar dinheiro e se dar bem, a lei do mais ARMADO é o que prevalecia. Quando se chega na cidade, percebe que não existe leis de trânsito, é assustador! Milhões de motos, carros, bicicletas, carroças todas juntas, virando, estacionando, freando... sem o menor aviso. Ah! Tem uma lei de proibição do uso de capacete, porque só os marginais usavam para não serem reconhecidos [AHAHAHHAHAHAHAH] é verdade :)

Então, Redenção ainda tem a fama de que "nego atira só pra ver o tombo" ou "terra sem lei"... e muitos ainda mantém esse costume, pacientes com tiro, esposas com machadada na cabeça, todos os tipos de fraturas por acidentes de moto...

Outra coisa, acho que eles competem pra ver quem carrega mais sobre uma moto... já vi motos com 5 pessoas...

Quando chove...
O hospital fica no final da Av. Brasil, pra minha sorte, a 2 minutos da minha casa, porém sem asfalto. E n'um dia que choveu eu fiquei de pé na porta do hospital por quase 15 minutos esperando uma carona pra eu poder atravessar o córrego que havia formado na porta :)

Hospital Regional Público do Araguaia - Redenção, Pará

Eu moro n'um bairro novo, Park dos Buritis, ruas caprichosamente pavimentadas... Inclusive, quando chove, a pontezinha alaga AHAHAHHAHHA.

Aliás, a impressão que tenho é que o coronelismo ainda continua aqui, porque o asfalto do meu bairro termina quando começa o outro bairro, é como se cada bairro tivesse um dono e cada um cuida do seu.

Não tenho fotos da cidade porque ainda não tive coragem de andar com a minha máquina
:)

12 comentários:

Érico Andrei disse...

Ouvi alguém citar o fim do mundo?

Crie vergonha e, por favor, tire mais fotos da cidade. Estou curioso para ver como é este rincão que você se meteu!

Anônimo disse...

Kaska...
Tem certeza que aí é Brasil mesmo? Tá parecendo Cingapura...afff!
Boa sorte!

Wesley disse...

Esta desatualizado amigão!!!!
desde quando a população redencense e de 51 mil, voce contou por acaso. Em que fonte você conseguiu esses dados?
Desde quando a cidade tem uma lei q nao permite o uso de capacete....
A cidade não tem gari???
Meu amigo minta, mais nao minta tanto assim!!! nem vou comentar o resto das baboseiras...
Respeite a cidade ond vc mora!!!!

Bebel disse...

AHAHAHHAHAHAHHAHA... gostei de você Wesley, vamos lá às respostas:

_Pra me chamar de "amigão" não teve tempo de ler o profile... ok, ainda terá chance.

_Sobre a população, realmente, eu contei 1 por 1 e como não considerei os índios como cidadãos, não os contei:) mas, corrigindo, o real número de habitantes em Redenção está em cerca de 71 mil.

_Uso do capacete? ERA facultativo, e quem se obrigaria a usá-lo?Copiei o link pra te ajudar, dê uma lida http://www.jusbrasil.com.br/noticias/148902/lei-que-facultava-uso-de-capacete-em-redencao-foi-considerada-inconstitucional

_Onde eu escrevi 'não tem gari'? Copiei aqui o trecho "O descaso com a cidade é uma coisa que assusta: grandes avenidas com crateras, falta de sinalização...lixeiro??? Não sei se existe, sei que com o calor, o cheiro exalado pelas lixeiras é como se tivesse um rebanho morto há dias!"

Apesar de não seguir a risca aquelas aulas de "Interpretação de texto", quando precisar, é só solicitar :)

ObrigadA pela visita.
Bebel

Wesley disse...

Querida professora de Português, Me desculpe pelo engano...
não me atentei que voce e mulher!!!
Não seja preconceituosa para com os nossos irmãos Ìndios, eles são os verdadeiros donos desse País.
Você deve se atualizar muito, pois a realidade atual da cidade e completamente diferente do que voce descreve. Aconselho a reeditar seu texto!!
O uso de capacete na cidade "sempre" foi obrigatório, e atualmente estamos com uma fiscalização rígida para que isso realmente aconteça!!!
Coleta de lixo sempre teve, e as maiorias das ruas estão sendo pavimentas e sinalizadas, entretanto sabemos que qualquer cidade tem suas deficiências, não estou dizendo que Redenção é a melhor cidade do mundo, entretanto não é também a pior.
Lhe peço um pouco mais de consideração e respeito com esta cidade.
"SE ATUALIZE"
Me de seu telefone, e-mail, quero aulas de Português.

Tiago um Redencense orgulhoso disse...

Prezada Bebel,
Honestamente não sei o que ainda fazes aqui em Redenção!
Se a cidade é assim como dizes porque a senhorita ainda está aqui? Assim como outro colega em seu comentário diz, Redenção não é bem assim como você relata.

Alguns trechos do seu texto trazem equivocos. Quando você afirma: “Ah! Tem uma lei de proibição do uso de capacete,(...)”. Gostaria que me explicasse que lei é essa e, como pode uma lei municipal ultrapassar uma lei Federal? Até onde sei o Código Nacional de Trânsito diz que condutores de motocicletas devem usar capacete. Ou será que estou errado?
Onde lê – se: “cidade, com 51 mil habitantes, está bem no sul do Pará, bem na quina...” Isso são dados do órgão oficial do Governo? Caso não saiba é o IBGE!
E quanto a isso ainda fiquei triste em outra afirmação sua, você pelo que parece não gosta do índios. Por algum motivo você tem algo contra eles? Por ventura lhe causaram algum mal? Olha o que você diz: “Sobre a população, realmente, eu contei 1 por 1 e como não considerei os índios como cidadãos, não os contei:)”Pra mim isso soa como preconceito! Ou será que eu, assim como o colega Wesley também interpretei errado o seu texto?

“grandes avenidas com crateras, falta de sinalização...lixeiro (...)” Em partes concordo com o que estás dizendo em seu texto, entretanto não é bem assim como afirmas . Sinalização existe, lixeiro também, talvez o problema é que você ainda não tenha andado por outros bairros pois de fato o Parque dos Buritis é novo e não é de uma hora para outra que tudo se resolve. Quanto a existencia de buracos nas ruas peço que me cite pelo menos uma cidade de toda a Federação que não tenha buracos.

Onde lê -se :"nego atira só pra ver o tombo" ou "terra sem lei"... Gostaria que me informasse os índices de criminalidade da nossa cidade, pois até onde sei não são tão superiores quando comparados a de outras cidades.
Não quero dizer que não exista criminalidade, pelo contrário, pelo mínimo que seja esta eu já considero muito. Entretanto pelo que entendo lendo seu texto, Redenção é um verdadeiro “CAOS” como você mesmo afirma "nego atira só pra ver o tombo".
Eu apenas peço que reconsidere algumas coisas, Redenção não é o IRAQUE, O AFEGANISTÃO NEM MUITO MESMO CINGAPURA COMO DIZ O COLEGA ANÔNIMO.

Gostaria de ter a oportunidade de conversar pessoalmente com você e, enteder de fato o que prentedes dizer com o seu texto. Talvez eu esteja equivocado mas, se estiver certo ficarei triste pois gosto muito dessa cidade, afinal de contas nasci aqui.
Mas não é pelo fato de ter nascido aqui que defendo Redenção, e sim por já ter residido em outras cidades em ver que não somos tão ruins assim como parece em seu texto.

Ei! Ia me esquecendo! A Capital do Pará ainda é Belém e não Goiânia.
Peço desculpas por qualquer coisa.
Cordial abraço.
Tiago

Bebel disse...

Wesley e Tiago, desisto de justificar, não replicarei comentários, irei postar minha situação atual em Redenção :) E pra não deixá-los na expectativa de mais queixas, estou gostando muito de morar aqui.

Wesley, meu celular é 9194-1379 e e-mail bebelsp.com.br@gmail.com

PS: Assim que tiver um tempo, postarei, take easy :)

Obrigada pelas visitas

Anônimo disse...

Quê eu saiba a cidade tem essa media de habitantes 71 mil mas nao contando com os indios porquê nunca vi tantos indios ai

Anônimo disse...

80 mil habitantes foi o que ouvi falar no sbt brasil

Anônimo disse...

Ola pessoal estava passando por aqui e como morador de Redenção e funcionário do IBGE me senti no dever de informar a vocês que segundo dados divulgados no Diário Oficial da União em 1º de Julho de 2009 a estimativa da população do município de Redenção é de 67.064 habitantes, esse ano (2010) tem o Censo Demográfico, esse número deve aumentar bastante.

Abraços a todos que comentam no blog dessa nova e "apaixonada" moradora de Redenção. rsrs...

Carlos Magno

Bebel disse...

Imperador do Sacro Império Romano, obrigada pela sua contribuição :)
Nada melhor que alguém entendido e com dados embasados.

A partir de agora, irei solicitar informações somente com você, já que minhas fontes [e de alguns moradores que me criticaram, AHAHAH] estavam erradas :)

Eu ainda tenho a desculpa de não saber tanto, né? ;) Completei 1 ano de cidade esse mês, e hoje transferi meu título :)

Alan disse...

Boa tarde meus caros.

Vi a discussão e também gostei dos comentários. Sou de Belém do Pará, e morei 5 anos em redençao (amo muito essa cidade), sinto saudade de amigos que aí deixei. Mas em muitas partes concordo com os comentários da bebel. Mas acredito que boas partes dos comentários feitos por ela, realmente são muitos, dos próprios moradores redencenses, pois aconteceu o mesmo comigo quando cheguei aí. Apesar de ser paraense eu nunca tive a mínima noção do como era Redenção antes de ir morar lá. "Terra sam lei, matavam 5 ou 6 por dia, quando saía-se de casa para comprar pão na manhã de segunda feira dificilmente não tropeçaria em um cadáver", esses foram algns de comentários que ouvi de pessoas que moram aí desde que ainda pertencia a Conceição do Araguaia. Concordo também quando ela cita o descaso, a desorganização no trânsito e a falta de transporte publico (SERÍSSIMO PROBLEMA A SER RESOLVIDO NA CIDADE). A Avenida Thompson Filho é intrafegável, até mesmo de bicicleta, a Araguaia é de dar medo... Mas fora isso, é uma boa cidade, terra de gente bonita e muito hospitaleira. Sinto saudades e logo estarei aí de volta para visitar alguns amigos. É uma cidade promissora e que dá oportunidade àqueles que nela habitam, pena que é tão longe de nossa capital e pena também que a cultura é totalmente diferente do real povo Paraense.