domingo, julho 02, 2006

"Perdemos"

É... aquela musiquinha "a Copa do Mundo é nossa, sou brasileiro, não há quem possa!" não pôde ser cantada. Perdemos hoje pra França, 1x0, gol feito por Thiery Henry.

Tá, tá, tá! Temos todas as acusações possíveis para termos perdido:
- A Alemanha, sede da Copa, pode ter comprado o título;
- A culpa é do Parrera;
- O Ronaldinho (Fenômeno) estava fora de forma, ou com forma, porém arredondada;
- O Ronaldinho Gaúcho, o Kaká, o Emerson, o Lúcio, o Juan, o Cicinho, o Robinho, o Juninho (Pernambucano), o Dida, e todos os outros, não jogaram bem;
- O Roberto Carlos estava amarrando o cadarço daquela chuteira que a Nike deu pra ele e que vale mais que o meu carro e todos os acessórios.
Enfim, temos desculpas / acusações pra tudo, mas o que quero falar não é isso. Cada um justifica e culpa quem quer, pronto.

O Brasil carrega o fardo de ter o melhor futebol do mundo, nos orgulhamos desse mérito e só consideramos que a Copa realmente começou quando rola o primeiro jogo do Brasil. E é essa pressão e a obrigação (entrelinhas) de sempre voltarmos pra casa com zilhões de replays de belos lances e com o caneco na mão que pesa... ô se pesa! E olha que não recebemos nem 0,000001% da grana que eles recebem, mas mesmo assim, como adoramos tudo isso.
*Tudo bem que sempre arranjamos um jeitinho de achar alguma coisa "bonita" (fisicamente falando) em nosso time, que tem menos homem bonito por metro quadrado!!! São pedreiros, porteiros, faxineiros e flanelinhas que deram certo (sem muito ou nenhum estudo). E COMO SÃO QUERIDOS (e xingados)!!! :)
O que quero falar é sobre o poder que esse campeonato mundial tem sobre o país.
Nuoossa, TUDO pára! O prazer de ler liberado mais cedo do trabalho é ainda mais satisfatório, vestir roupas com verde, amarelo, azul e branco (mesmo odiando essas cores) tem outro significado, sofrer como se estivesse em campo, se emocionar ouvindo o nosso Hino... nossa, é algo inexplicável!
Tudo bem, a mamãe falou que a economia do país (consequentemente, dos brasileiros) é abalada. Pois, empresas trabalhando menos horas, tem menos rendimento. Profissionais que trabalham com meta/produção, não consegue alcançá-las. O horário de funcionamento de TODOS os tipos de estabelecimentos acaba sendo alterado. E por aí vai... mas, "sou brasileirooooo, com muito orgulhooooo e muito amooooooor", como vale a pena! Nuoossa, se vale!

Outra coisa que amenizou a saída do Brasil hoje, foi a forma carinhosa com que os jogadores franceses consolavam os brasileiros. Tudo bem que, muitos deles, jogam juntos em outros times e já tem laços de fraternidade bla bla bla, mas a coisa foi linda demais! Apesar de toda felicidade que estavam desfrutando naquele momento, os franceses tiveram a delicadeza de consolar o MAIOR FUTEBOL DO MUNDO. Essas manifestações de humanidade me emocionam sempre... :~)

Enfim, é isso! A Copa do Mundo de 2006 não é nossa, mas nesse 1 mês de diversão, ansiedade, sofrimento e muito amor nosso país conseguiu deixar de pensar um pouco em pobreza, falta de saúde, política, falta de educação e criminalidade.

YES!!! Valeu BRASIL, SIL, SIL, SIL!!!

:)